SIDROLÂNDIA

Sidrolândia se mantém em 1º lugar no fornecimento de hortigranjeiros no Ceasa

Resultado de imagem para horta

Sidrolândia possui 28 assentamentos e aproximadamente 50 são de pequenos produtores, que cultivam em torno de 100 hectares dedicados à horticultura.

Eles correspondem por 37,53% das verduras e legumes produzidos em Mato Grosso do Sul comercializados no Ceasa em Campo Grande.

Os números parciais até o inicio deste mês mostram que em 2023 os produtores sidrolandenses comercializaram 1.222,54 toneladas de hortifrutigranjeiros, o que corresponde a 37,54% das 2.990,39 toneladas que chegaram ao Cecaf (Centro de Capacitação da Agricultura Familiar), espaço dos assentos na Central de Abastecimento.

A produção sidrolandenses avançou 11,80% em relação a de 2022. O escoamento da produção até Campo Grande é feito por três caminhões, três vezes por semana.

O programa de fomento a horticultura já existe há algum tempo, ano passado houve um ajuste para ser focado nos grupos que de fato demonstrem aptidão e persistência na atividade hortícola”. Ao longo deste ano foram transportadas 4.680 toneladas de insumos.

A chegada há dois anos da Cooplaf (Cooperativa Agrícola Mista da Pecuária de Corte, Leiteira e da Agricultura Familiar), também potencializou a produção de 20 assentados que em 2023 entregaram na Ceasa 400 toneladas de folhas, legumes e verduras, quase 35% do volume comercializado no Cecaf.

A cooperativa oferece suporte na assistência técnica.

Deixar um Comentário