Tempo

Outono 2020 será com frio e geada em Mato Grosso do Sul

 Outono 2020 será com frio e geada em Mato Grosso do Sul

Foto:Internet

Nesta sexta 20 de março, começou o outono no Hemisfério Sul, às 00h50 e termina no dia 20 de junho, às 18h43 (horário de Brasília). Climatologicamente é a estação do outono, caracterizada pela redução das chuvas e a gradual diminuição das temperaturas no estado de Mato Grosso do Sul. A chegada da nova estação marca a transição entre o clima chuvoso e quente do verão e o período frio e seco do inverno.

O mês de março sinaliza o fim da estação chuvosa, quando então os eventos de chuva tornam-se cada vez menos frequentes. Os sistemas convectivos (áreas de instabilidade) e a ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul, extensa faixa de nuvens que se estende da Amazônia, Brasil Central até o Sudeste), que dominam nos meses de verão, são mais raros ao longo do outono, o que favorece a redução das chuvas.

A passagem de frentes frias é a maior responsável por regular o regime de precipitação durante esta época. Apenas os sistemas mais organizados é que são capazes de provocar chuva mais significativa, tornando assim os eventos de chuva mais esporádicos.

É no mês de maio, porém, que massas de ar frio começam a atuar com maior intensidade, época em que as temperaturas costumam ter acentuado declínio. Entre o final de maio e decorrer de junho, as condições de ocorrência de geadas aumentam na parte sul do Mato Grosso do Sul, enquanto que a umidade do ar fica, em média, bastante baixa durante as tardes.

Também nessa época do ano, ao final do trimestre os nevoeiros passam a ocorrer com mais frequência, devido à intensificação do resfriamento noturno (noites cada vez mais longas com menor cobertura de nuvens) e ao fenômeno conhecido por inversão térmica.

Conforme prognóstico climático da Climatempo, a primeira onda de frio está estimada para ocorrer na primeira semana de maio, causando um resfriamento acentuado em Mato Grosso do Sul. A segunda massa de ar frio forte de maio de 2020 poderá atingir o Centro-Oeste na segunda quinzena de maio e poderá ter força para causar grande queda da temperatura em Mato Grosso do Sul e também em áreas de Mato Grosso.

Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/

Siga-nos no Instagram:https://www.instagram.com/msnegocios/

 Com informações CENTEC/MS

 

Deixar um Comentário