SAÚDE

Sidrolândia registra morte por covid-19 em meio a alta de 140% nos casos em MS

A falsa sensação de segurança pode estar contribuindo para o aumento de infecções, alerta especialista

Os casos de covid-19 dispararam 140% em Mato Grosso do Sul na última semana, e Sidrolândia foi um dos municípios afetados por essa nova onda. O estado viu os números saltarem de 219 para 572 infecções entre os dias 22 e 28 de setembro, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Uma moradora de Sidrolândia, de 63 anos, foi uma das quatro pessoas que perderam a vida devido à doença no período.

A explosão de novos casos, que segue a tendência nacional de aumento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), preocupa especialistas. “A falsa sensação de segurança das pessoas que tomaram uma ou duas doses e não completaram o esquema vacinal pode ser a oportunidade para o vírus voltar a se instalar em nosso meio”, alerta a coordenadora de imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.

Mesmo após mais de um ano do fim oficial da pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a covid-19 continua fazendo vítimas. Segundo a Fiocruz, a tendência de crescimento dos casos afeta diversas regiões do Brasil, ainda que Mato Grosso do Sul e São Paulo apresentem sinais de desaceleração.

No entanto, a baixa adesão à vacinação atualizada está no centro das preocupações. “A covid-19 não se restringe a períodos específicos, como a influenza, por isso a imunização constante é fundamental”, destaca Lívia Mello, gerente técnica de doenças respiratórias da SES. As autoridades recomendam que idosos e pessoas com comorbidades priorizem as doses de reforço, especialmente para a variante XBB.1.5, que oferece proteção contra as cepas circulantes.

Enquanto o cenário da covid-19 segue em evolução, a população de Sidrolândia e do estado como um todo deve manter a atenção redobrada com a vacinação e as medidas de prevenção, evitando que novos óbitos voltem a ocorrer.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto: Marcus Moura

Deixar um Comentário