Produtores rurais tomam a iniciativa de reparar estradas de acesso ao Assentamento Jibóia, destacando abandono do poder público
Em uma demonstração de união e resiliência, moradores e produtores rurais do Assentamento Jibóia, no município, assumiram o conserto das estradas de acesso que têm sido esquecidas pela gestão municipal. Segundo relatos, a prefeitura, sob a administração da prefeita Vanda Camilo, pouco contribuiu para a manutenção das vias essenciais para o escoamento da produção agrícola e pecuária local.
“Se não fosse os produtores aqui, os fazendeiros não estariam com os porcos na roça”, lamenta Alcindo Gonçalves,um dos agricultores apontando o abandono do poder público. A estrada é fundamental para o transporte de centenas de toneladas de milho, soja, sorgo e leite, produtos escoados diariamente da região. “Aqui passam grandes produtores e produtores de pequeno porte, além de duas empresas que compram leite dos assentamentos e dependem dessa via.”
A iniciativa partiu dos próprios moradores, que realizaram o serviço em um momento estratégico, antes do período de chuvas. O trecho mais crítico, que chega a registrar três quilômetros de água descendo pela estrada em dias de chuva, foi rebaixado e equipado com caixas de contenção e lombadas para desviar o fluxo de água e preservar a estrada. “Agora nos últimos dois anos foi ruim de chuva, mas qualquer 30 milímetros já desce água por quilômetros. Fizemos as contenções para minimizar o impacto”, explica Alcindo.
Apesar de um trabalho recente da prefeitura, que patrolou as estradas, os produtores afirmam que a ação foi insuficiente. “Só passaram aquela patroladinha por cima, dando aquela tapeada. Só passaram um talco e pronto”,destacando que a intervenção da prefeitura não incluiu saídas de água ou melhorias duradouras.
A estrada em questão ainda precisa de mais atenção, especialmente no trecho que liga à Gameleira, mas os moradores seguem apreensivos com a falta de apoio público. “A situação poderia complicar muito mais com o tráfego pesado, mas o que foi feito até agora é graças aos produtores”, finaliza.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Fotos:TV Planalto/Reprodução
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.