Tempo

Setembro começa com calor extremo e promete recordes de temperatura no Centro-Sul do Brasil

Apesar do calor intenso, uma forte frente fria está prevista para chegar no dia 19, trazendo alívio temporário.

A Climatempo alerta para uma nova onda de calor que se inicia nesta segunda-feira (2), com temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC em várias regiões do país. Apesar do calor intenso, uma forte frente fria está prevista para chegar no dia 19, trazendo alívio temporário.

Esta primeira semana de setembro marca o início de uma intensa onda de calor que promete elevar as temperaturas em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Segundo a Climatempo, a expectativa é que os termômetros superem os 40°C em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, e até mesmo em São Paulo e Minas Gerais.

“A partir de hoje, uma nova massa de ar quente e seco vai se estabelecer sobre o Brasil, dando início a uma onda de calor que deve bater recordes de temperatura”, afirmou Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, em entrevista ao g1. Ele destacou que as temperaturas podem alcançar mais de 40ºC em boa parte do Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso.

Além das altas temperaturas, a umidade do ar em várias regiões deve cair para níveis críticos. “A umidade do ar pode atingir valores de emergência, abaixo dos 12%, em cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, além do sul de Goiás”, alertou Luengo.

Com a atmosfera estagnada e o tempo seco, a qualidade do ar também deve piorar, aumentando a concentração de poluentes e prejudicando a saúde da população.

Entretanto, há uma esperança de alívio com a chegada de uma frente fria no final do mês. “Essa frente fria deve avançar perto do dia 19, movimentando a atmosfera e reduzindo as temperaturas em alguns estados”, explicou o meteorologista. Até lá, a orientação é que a população se mantenha hidratada e evite a exposição prolongada ao sol, especialmente durante os picos de calor.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Deixar um Comentário