A titulação de assentamentos tem o objetivo de promover segurança jurídica no campo, acesso ao crédito e inclusão produtiva dos agricultores familiares.
Em ato realizado nesta sexta-feira (24), o Incra entregou mais 183 Títulos Definitivos de Domínio para às famílias assentadas no Alambari. O evento aconteceu no Núcleo do PA Alambari – Comunidade São Marcos, e contou com a presença do presidente do Incra, Geraldo Mello Filho, prefeita, Vanda Camilo, e da deputada federal, Tereza Cristina.
Liberdade. Essa foi a palavra que o assentado Francisco Assis de Menezes usou para resumir e expressar sua emoção ao receber o seu título após anos de espera. Morador do lote 131 do Alambari FAFI, e descendente de escravos, Francisco herdou as terras de seu pai, Jorge Rodrigues Menezes, falecido em 2005. “Essa é uma realização que era um sonho do meu pai. Eu nasci no mato, cresci no mato, e aqui é o meu lugar, minhas raízes estão aqui”.
Sirlene Francisco Teixeira, reside no lote 34 do Alambari desde 2005. O título vai garantir à ela preitear benefícios como o crédito rural e o Fomento Mulher. “Com esse papel vamos correr atrás das coisas que a gente ainda não conseguiu para o nosso lote”, informa.
Para Edson Cândido, o momento é a realização de um sonho que se perpetuava há 13 anos. O documento, assim como para Sirlene Francisco, também vai auxiliar a Edson ao acesso de créditos e políticas públicas voltadas à agricultura familiar.
Em Sidrolândia já foram entregues 714 títulos de propriedade contando com os que foram entregues hoje. No Eldorado já foram entregues 531 títulos (296 do Eldorado II e 235 do Eldorado I). Ano passado foi feita a entrega de 541 contratos de concessão de uso (CCU) em vários núcleos de assentamentos.
A titulação de assentamentos tem o objetivo de promover segurança jurídica no campo, acesso ao crédito e inclusão produtiva dos agricultores familiares.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.