SAÚDE

Problema no sistema de cadastro de vacinação provoca a impressão de número baixo de doses aplicadas

Segundo informações da equipe de TI da prefeitura, o município possui 5.440 registros de doses que ainda não foram aprovados pelo sistema nem contabilizados

Foto: MS Negócios.

 

Foi divulgado na noite de ontem (10), que o número de pessoas vacinadas com a segunda dose em Sidrolândia está muito abaixo do esperado. Mas na verdade, o problema não está na aplicação, mas sim no sistema de cadastro de vacinação.

De acordo o chefe de TI da Administração da prefeitura, Jefferson Gimenez, o percentual repassado para a população ontem não condiz com os números exatos.

“O pessoal da saúde não está deixando de vacinar ninguém, o município não está perdendo lote de vacina. Muito pelo contrário, a gente continua como um dos municípios com o maior índice de vacinação do estado”, enfatiza.

Gimenez aponta que o problema está no sistema que tem demorado a ser aprovada.

“O sistema possibilita fazer transmissões automáticas. A pessoa vacinou, automaticamente os dados deverão ser enviados para o Estado. Para fazer essa automação, a pessoa que aplicou a vacina deve fazer um cadastro no sistema Datasus e esse cadastro entra em análise para verificar se está tudo correto. E esse processo leva um tempo, porque são enviados dados do estado inteiro em tempo real. O que aconteceu foi que o sistema demorou a processar e aprovar os dados da nossa cidade”, explica.

 Conforme o sistema que foi implantado a pouco mais de um mês, tem cadastrados 5.440 registros de doses que ainda não foram aprovados nem contabilizados para o estado.

“Entramos na bandeira cinza sem termos feito nada de errado. Os dados ficaram muito tempo em análise. É injusto julgarmos erroneamente o profissional da saúde que está ali batalhando e dando seu melhor para poder vacinar todo mundo. Vamos ter um pouco mais de bom senso e procurar as informações corretas”, alerta e complementa: se os dados não forem aprovados em sistema, eles não são contabilizados no Vacinômetro e acabam sendo divulgados erroneamente”, finaliza.

Conforme dados do vacinômetro de MS, Sidrolândia utilizou 81,35% da primeira dose e 92,08% da segunda dose.Foram recebidas 25.797 doses e 21.722 foram aplicadas.

 

*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagramhttps://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente.

Deixar um Comentário