Nesta eleição foram eleitas quatro vereadoras. A primeira vereadora a ocupar presidência da câmara foi Rosângela Rodrigues no biênio 2009-2010
Foto: Reprodução.
As eleições municipais acabaram no último domingo (15) e já começou outra disputa nos bastidores: o da presidência do Legislativo para o biênio 2021-2022. Pela segunda vez a Câmara Municipal de Sidrolândia pode ter uma vereadora como presidente. No biênio 2009-2010 Rosângela Rodrigues comandou a casa de Leis. Neste ano foram eleitas quatro vereadoras, sendo elas: Vandinha Camilo (PP), Professora Juscinei Claro (PP), Joana Michalski (PSB) e Cristina Fiúza (MDB).
As mulheres não só garantiram pela primeira vez uma maior quantidade de cadeiras em uma eleição, como também uma delas foi a mais votada que é o caso de Vandinha Camilo com 689 votos válidos. A maioria dos eleitos é do PSDB, mas este ano as mulheres estão fortes e unidas já confabulando uma presidência feminina.
A presidência de Rosângela foi bem elogiada pela população. Ela economizou em 2009 e devolveu ao então prefeito Daltro Fiúza o valor de R$ 700 mil para a construção da praça Rubens Sukow no Jardim Paraíso em 2012.
Mulheres nas eleições 2020 – Além da cota de 30% de candidaturas femininas, nesta eleição municipal foi a primeira vez que entraram em vigor as novas regras da reserva de, no mínimo, 30% dos fundos eleitoral e partidário e a aplicação do mesmo percentual ao tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para as mulheres, com a obrigatoriedade dos partidos de fazer a divulgação dessas candidaturas.
Mesmo com tanto apoio, ainda assim foram 370 mil candidaturas masculinas contra 187 mil candidaturas femininas.
Por: Juliana Zanlorenzi
*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.