O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.
A discussão sobre quantos e quais são os grandes clubes do Brasil é complexa e polêmica. A definição de “grandeza” do futebol é variável. Afinal, os quesitos para definir os gigantes do Brasil podem englobar história, conquistas, dinheiro, torcida e etc.
Foi elaborado um ranking com um recorte atual para medir como está essa disputa. O critério escolhido é simples: títulos e conquistas nos últimos 10 anos.
Assim, exclui-se o chamado peso da camisa e mostra quem se faz grande em campo, de forma contemporânea, sem recorrer a critérios como tamanho da torcida ou história gloriosa.
O ranking leva em consideração os feitos entre 2009 e 2018 dos 20 clubes que participam das Séries A e B do Brasileirão. Foram computados títulos regionais, nacionais e internacionais, cada um com um peso diferente. Também valem pontuação as campanhas até determinadas fases dos principais torneios disputados. O peso das pontuações foram escolhidos pela editoria de esportes da Gazeta do Povo.
Os números de 2019 não foram computados porque a temporada ainda está em andamento. No final do ano, o ranking será atualizado com os valores exatos da década quando serão retiradas as pontuações de 2009 para acrescentar os feitos de 2019.
E ordem de importância, as principais competições de futebol que os clubes brasileiros disputam e para cada colocação possível, foi dada um pontuação. A partir disso foi analisado o desempenho dos clubes ao longo de dez anos (2009 a 2018). O resultado é uma soma de pontos que resultou no ranking dos últimos anos do futebol brasileiro. Confira o infográfico e veja em qual posição seu time está (Séries A e B).
Por: Gazeta do Povo
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.