A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) recebeu em agosto deste ano 250 mil reclamações contra operadoras de telefonia, TV paga e internet banda larga. No acumulado do ano até o oitavo mês, a entidade já registrou 1.743.60 queixas de consumidores
Segundo as informações divulgadas nesta quarta-feira (3), o volume total de reivindicações em agosto foi 18,8% em relação ao oitavo mês de 2017.
O celular continua sendo o serviço campeão de insatisfação. Foram 118,2 mil reclamações contra prestadoras de telefonia móvel em agosto, das quais 84,1 mil referentes à modalidade pós-paga e 34,1 mil à pré-paga. Enquanto a principal reclamação no pós-pago foi quanto à cobrança (47,2%), no pré-pago, a maioria das quais 84,1 mil referentes à modalidade pós-paga e 34,1 mil à pré-paga. Enquanto a principal reclamação no pós-pago foi quanto à cobrança (47,2%), no pré-pago, a maioria das queixas giravam em torno de recarga de créditos.
O segundo serviço mais reclamado foi o da telefonia fixa, que registrou 57,2 mil queixas no mês. Os principais problemas foram cobrança (42,0%), qualidade e funcionamento (17,9%) e cancelamento do serviço (10,1%). Já a banda larga registrou 43,2 mil reivindicações de clientes. Os principais pontos de atrito foram qualidade e funcionamento do serviço (41,8%), cobrança (26,2%) e cancelamento do serviço (7,7%)
As reclamações à Anatel podem ser feitas pelo telefone 1331, pela internet, pelo app "Anatel Consumidor" ou presencialmente na Sala do Cidadão. As empresas têm o prazo de cinco dias úteis para dar resposta ao consumidor.
Confira o número de reclamações (agosto/2018)
Telefonia móvel:
Tim: 47.800
Claro: 25.900
Vivo: 22.500
Oi: 17.000
Nextel: 4.600.
Telefonia fixa:
Oi: 30.300
Vivo: 17.800
NET: 6.500
Banda larga:
Oi: 13.400
Vivo: 11.100
NET: 8.400
TV por assinatura:
NET/Claro: 15.700
Sky: 10.600
Oi: 2.800
Vivo: 2.800
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