SIDROLÂNDIA

Durante um ano, indígenas vão receber leite produzido pela agricultura familiar em Sidrolândia

Programa estadual vai atender 868 famílias, com 208 mil litros de leite produzidos por agricultores familiares

Em Sidrolândia, 209 famílias indígenas começaram a receber leite produzido por agricultores familiares de Mato Grosso do Sul e adquiridos pelo Governo do Estado. A compra é realizada no âmbito do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Leite, coordenado pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).

Secretário-executivo de Agricultura Familiar, Humberto de Mello

O PAA é uma iniciativa do poder público voltada à segurança alimentar e nutricional e consiste na compra pública com dispensa de licitação de produtos da agricultura familiar. Em Mato Grosso do Sul, no ano de 2023, o PAA Leite vai atender 868 famílias nos municípios de Amambai, Dourados, Ponta Porã e Sidrolândia, que receberão no total 208 mil litros de leite durante 1 ano. Em Sidrolândia, as 209 famílias indígenas contempladas receberão 1.245 litros de leite por semana, por 12 meses. Essa é a primeira entrega dos quatro municípios contemplados. A próxima entrega será em Dourados na segunda semana de agosto.

Aquisição de leite de agricultores familiares

O PAA Leite integra o trabalho da SEAF/Semadesc (Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais). Os produtos são adquiridos a preços compatíveis com os valores praticados nos mercados regionais. Os produtos são distribuídos a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, a entidades, restaurantes populares, rede pública e filantrópica de saúde, educação e Justiça.

“Os municípios de Amambai, Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia foram os primeiros selecionados para participarem do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) 2023 que tem como foco a aquisição de leite. A distribuição do produto tem como prioridade as comunidades indígenas sul-mato-grossenses”, informou o secretário-executivo de Agricultura Familiar, de Povos Originários e Comunidades Tradicionais, Humberto de Mello, que participou na sexta-feira (28), da primeira entrega do PAA Leite às famílias indígenas de Sidrolândia, no CRAS Cascatinha.

O secretário Jaime Verruck, da Semadesc, lembra que o trabalho é realizado em conjunto com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e com as administrações municipais. “Apresentamos o termo e adesão aos municípios de Amambai, Ponta Porã, Dourados e Sidrolândia para operacionalização do trabalho. Os fornecedores de leite foram selecionados de acordo com os critérios dos próprios agricultores familiares e têm a compra garantida pelo Governo, por meio do PAA, o que dá a eles uma segurança de renda. Aos indígenas, dá a segurança alimentar”, finaliza.

Deixar um Comentário