POLÍTICA

Lula ganha segundo turno e é eleito novamente presidente da República

Lula (PT) obteve 50% dos votos, enquanto Bolsonaro (PL) obteve 49%.

Foto: Reprodução/G1.

Luis Inácio Lula da Silva (PT) foi novamente eleito presidente da República neste domingo (30), com 50,82% dos votos válidos. Ele venceu o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), que alcançou quase 49,18% dos votos válidos.

Essa foi a eleição mais importante e acirrada de todos os tempos. No primeiro turno, o petista já tinha sido o mais votado, com 48,43% dos votos válidos, o que totaliza mais de 57,2 milhões de brasileiros. Bolsonaro veio logo atrás com 43,2%, ou seja, 51 milhões de votos.

Lula também vinha liderando as pesquisas de intenções de votos no segundo turno. A última pesquisa do Ipec divulgou que ele tinha 50% das intenções totais de voto e Bolsonaro 43%.

Luis Inácio Lula da Silva elegendo-se presidente em 2002. Reeleito em 2006, garantiu a eleição de Dilma Rousseff em 2010, deixando o Palácio do Planalto. Em 2014 continuou apoiando a reeleição de Dilma.

Lula defende o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com a retomada das demandas que foram represadas durante a pandemia da covid-19, maior investimento na educação, fortalecer ações de combate ao crime organizado e reinserir a população pobre no orçamento federal por meio da revogação da lei do teto de gastos, com um novo regime fiscal acompanhado de uma reforma tributária “solidária, justa e sustentável”.

Deixar um Comentário