CORRUPÇÃO SIDROLÂNDIA

Defesa de Claudinho Serra pede acesso à delação premiada após juiz criticar falta de procuração no processo

Advogado foi repreendido por magistrado durante processo em que vereador é acusado de comandar esquema de corrupção em Sidrolândia

A defesa do vereador Claudinho Serra (PSDB), de Campo Grande, solicitou acesso à delação premiada que aponta seu envolvimento em um esquema de corrupção na Prefeitura de Sidrolândia. O pedido foi feito após o advogado do parlamentar receber um “puxão de orelha” do juiz responsável pelo caso, que destacou a ausência de uma procuração protocolada no processo.

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) já havia autorizado o acesso à delação desde 14 de maio, mas a defesa de Claudinho só agora formalizou a solicitação. A delação em questão foi prestada por Thiago Basso da Silva, ex-chefe de compras da prefeitura, que revelou detalhes do esquema supostamente liderado por Claudinho Serra enquanto ele ocupava o cargo de secretário de Fazenda, Tributação e Gestão Estratégica na gestão de sua sogra, a prefeita Vanda Camilo (PP).

Segundo o delator, Claudinho Serra exigia 10% de “dízimo” das empresas vencedoras de licitações em Sidrolândia. Em casos de aditivos contratuais, o percentual chegava a 30%. Empresas que se recusavam a colaborar enfrentavam dificuldades nos pagamentos, e uma delas chegou a rescindir o contrato com o município.

Além das acusações contra Claudinho Serra, Thiago Basso também envolveu a prefeita Vanda Camilo no esquema de corrupção. O delator afirmou que a prefeita desviou recursos da prefeitura para a compra de um iPhone 14 e para a manutenção de aparelhos de ar-condicionado em sua residência.

Essas denúncias são parte das investigações da Operação Tromper, que, em suas duas primeiras fases, apurou um conluio entre empresas e agentes públicos na Prefeitura de Sidrolândia, resultando em contratos milionários. Segundo o Gaeco, o grupo investigado operava uma organização criminosa voltada para fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

A expectativa agora gira em torno do próximo passo da defesa de Claudinho Serra, que, com o acesso à delação premiada, deverá preparar sua estratégia para enfrentar as graves acusações que pairam sobre o vereador.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Deixar um Comentário