Usinas da Inpasa e Suzano, localizadas em Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo, são responsáveis pelo crescimento expressivo da capacidade instalada no estado

Mato Grosso do Sul deu um grande passo para se consolidar como referência em energia limpa, alcançando o segundo lugar no ranking nacional de geração de energia elétrica a partir de biomassa, com 2.439 megawatts de capacidade instalada. O estado ultrapassou Minas Gerais e agora só fica atrás de São Paulo, líder absoluto no setor.
O crescimento expressivo da capacidade de geração de energia no estado é impulsionado, principalmente, pelas usinas localizadas em Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo. As usinas da Inpasa, em Sidrolândia, que utilizam resíduos florestais, e da Suzano, em Ribas do Rio Pardo, que empregam licor negro, são as grandes responsáveis por este avanço. Essas usinas fazem parte de uma estratégia de aproveitamento de recursos naturais renováveis, gerando energia de forma sustentável e contribuindo para a economia local.
A Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) do estado destaca que as políticas de incentivo do governo estadual foram essenciais para o sucesso dessa empreitada. A isenção de ICMS para microgeração de energia e a isenção de compensação ambiental para projetos de energia limpa são apenas alguns exemplos das medidas que têm incentivado o crescimento do setor.
Em 2024, a capacidade total de geração de energia no estado atingiu a marca de 9.843 megawatts, sendo 94,1% provenientes de fontes renováveis, o que posiciona Mato Grosso do Sul como um dos maiores polos de energia limpa do país.
O governo estadual, com o apoio das políticas de incentivo e das usinas já em operação, pretende fortalecer ainda mais esse setor, contribuindo não só para o crescimento econômico, mas também para a preservação ambiental e a transição energética do Brasil.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Foto: Divulgação
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.