SAÚDE

Secretária de Saúde explica funcionamento da UPA e pede para que população procure UBS em casos de não urgência

Vanessa Prado responde às críticas nas redes sociais sobre demora no atendimento da UPA e destaca que a unidade é destinada a emergências

A secretária de Saúde de Sidrolândia, Vanessa Prado, se pronunciou sobre as críticas feitas nas redes sociais em relação ao atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. Em esclarecimentos feitos à população, ela pediu que as pessoas busquem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para casos de não urgência, já que a UPA é voltada exclusivamente para situações de emergência.

Vanessa explicou que o aumento no número de atendimentos na UPA tem levado a uma maior procura pela unidade, o que pode gerar algum atraso no atendimento. “Existe o protocolo de Manchester, que é um sistema exclusivo da saúde, e ele determina que pacientes que não estão em estado de emergência, mas que aguardam atendimento, podem sofrer demora caso cheguem outros pacientes com necessidades mais urgentes”, afirmou a secretária.

Ela ainda destacou que, em casos de necessidade urgente, como pacientes que precisaram ser entubados ou acompanhados pela equipe de emergência para serem transferidos ao hospital, a prioridade é dada a essas situações mais graves, o que acaba impactando o tempo de espera de outros pacientes.

A secretária reforçou que o protocolo é seguido pela equipe da UPA e que o objetivo é sempre garantir a melhor assistência possível aos pacientes que realmente necessitam de cuidados emergenciais.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto: Rede Social

Deixar um Comentário