Tecnologia

Incerteza provocada pelas eleições derruba venda de smartphones

 

 

 A venda de smartphones em 2018 na América Latina diminuiu mais de 7% em relação ao ano passado, segundo relatório da consultoria de mercado Counterpoint. O motivo é a incerteza econômica que atinge quatro dos seis países analisados, incluindo Brasil, Colômbia e México, que passaram por eleições presidenciais no período analisado.

A retração do consumo se dá principalmente pela tendência ao parcelamento das compras observada no mercado latino-americano. “O custo de comprar um novo smartphone é um investimento importante para muitos consumidores e, na maioria dos casos, eles pagam por seus dispositivos em 18 ou 24 prestações mensais. Há, portanto, um forte desejo de fazer o smartphone durar mais do que o período de pagamento da parcela”, explica Tina Lu, analista sênior da Counterpoint, em comunicado.

Lu destaca que uma consequência desse cenário é o crescimento dos serviços de manutenção oferecidos pelas empresas. “Essa mudança de comportamento do usuário também trouxe um novo nível de importância para os serviços pós-venda. Isso traz benefícios adicionais ao direcionar mais negócios para empresas que fornecem serviço pós-venda e smartphones remanufaturados.”

Deixar um Comentário