O site ‘Reclame AQUI’ registrou mais de cinco mil reclamações entre os dias 21 e 23 de novembro, na semana da Black Friday. As principais reclamações foram por propaganda enganosa.
Segundo o diretor de operações do site, Felipe Paniago, informou que os brasileiros estão cada vez mais cientes que no Brasil os descontos variam apenas de 20% a 30%, diferente das operações realizadas nos Estados Unidos.
Ainda conforme Felipe, a Black Friday brasileira é vantajosa ao consumidor, pois acontece por vários dias, ao invés de apenas numa sexta-feira. “Isso não é ruim, pelo contrário. O consumidor brasileiro deu um jeito de a Black Friday dar certo”, disse.
Contudo, o consumidor se tornou mais exigente, antecipando a busca pelas ofertas mais benéficas. Diante desse quadro, o Reclame AQUI elaborou uma enquete para entender o consumidor nessa época. A enquete apontou que cerca de 30% dos consumidores já haviam se planejado para comprar antes da data oficial da Black Friday, quando as empresas adiantariam suas ofertas.
Por estarem mais exigentes e terem pesquisado muito antes das efetivas compras, os consumidores puderam observar e reconhecer o que chamaram de ‘maquiagem de preço’ ou a famosa propaganda enganosa. Foram quase 15% de reclamações por propaganda enganosa, cerca de 5,6 mil, quase o dobro de reclamações feitas desde 2016, de 2,9 mil.
O maior número de reclamação foi voltado às empresas online. As dez lojas com maior número de reclamações registradas por consumidores insatisfeitos foram as Loja Online da Americanas.com; Loja Online da Casas Bahia; Americanas Marketplace; Netshoes; Loja Online da Magazine Luiza; Loja online do Carrefour; Loja Online do Ponto Frio; iFood; Extra.com.br; e Submarino.
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