CORRUPÇÃO

PF afasta presidente do TJ, três desembargadores e conselheiro do TCE em Mato Grosso do Sul

Operação Utima Ratio investiga vendas de sentenças e corrupção no Judiciário; Superior Tribunal de Justiça ordena monitoramento eletrônico e afastamento de magistrados

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (24) a Operação Utima Ratio, que culminou no afastamento de figuras de destaque no Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul, incluindo o atual e o futuro presidente do Tribunal de Justiça (TJ/MS), Sérgio Fernandes Martins e Sideni Soncini Pimentel, além de três desembargadores e um conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). A operação é um desdobramento da Mineração de Ouro, que já havia resultando em afastamentos no TCE desde dezembro de 2022.

Entre os afastados, além de Sérgio Martins e Sideni Pimentel, estão Vladimir Abreu da Silva, futuro vice-presidente do TJ, Alexandre Bastos, Marcos José de Brito Rodrigues, ouvidor judiciário, e Paulo Afonso de Oliveira, juiz da 2ª Vara Cível de Campo Grande. Também foi afastado Osmar Domingues Jeronymo, corregedor-geral do TCE, sendo o quarto dos sete conselheiros a perder temporariamente suas funções.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam para um esquema de corrupção envolvendo vendas de decisões judiciais, lavagem de dinheiro, organização criminosa, extorsão e falsificação de escrituras públicas. “O objetivo é desmantelar um esquema que atinge diretamente a credibilidade do Poder Judiciário do estado”, informou a PF.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), abrangendo as cidades de Campo Grande (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Cuiabá (MT). A corte superior também determinou medidas adicionais, como o afastamento dos magistrados de suas funções, proibição de acesso a órgãos públicos, vedação de comunicação entre investigados e implementação de monitoramento eletrônico.

A investigação segue em andamento, e mais desdobramentos são esperados nos próximos dias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto: Divulgação/Arquivo

Deixar um Comentário