Sidrolândia entra em 2019 amarrotada de entulhos espalhados por todos os bairros,terrenos baldios e propiedades particular ,agora figura em 1º lugar entre as cidades do Mato Grosso do Sul com maior número de casos positivos de dengue.
Foram confirmados até o momento 5 casos de dengue (22/01) mas acredita que para o próximo boletim epidemiológico esse número possa triplicar.
A relação entre o homem, meio ambiente e desenvolvimento tem provocado o surgimento e a manutenção da ocorrência das doenças vetoriais, em destaque a dengue, chikungunya, zika. O ser humano, ao longo de sua existência, tem promovido inúmeras modificações no ambiente em que vive, com a finalidade de atender as suas necessidades.
Contudo, a responsabilidade não recai apenas no ombro da população, uma vez que esses problemas são agravados pela escassez de veículos que recolhem os entulhos nas vias públicas, colocando, assim, a responsabilidade também na prefeitura e nos órgãos públicos.Uma boa política de combate à dengue tem que estar vinculada à essa coleta de entulho.
Muitos não esperam uma coleta e acabam descartando seu entulho em qualquqer local, contribuindo com a poluição das vias, proliferação de pragas urbanas e com a própia dengue.
É preciso que cada morador faça sua parte depositando os entulhos em local apropiado,neste período há muita chuva e aumento da temperatura que facilita a proliferação, mas é preciso cuidar o ano todo.
o Aedes aegypti – pode matar ou tirar pessoas de sua rotina por algumas semanas.
Por: Joel Fachi
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.