O Inverno no Hemisfério Sul inicia-se no dia 21 de junho de 2019 às 12h54 e termina no dia 23 de setembro às 04h50 (horário de Brasília).
Climatologicamente, a estação é marcada pelo período menos chuvoso na região Centro-Oeste.
Caracteriza-se também, pelas entradas de massas de ar frio – oriundas do sul do continente – que provocam a diminuição acentuada das temperaturas. Em alguns casos, podem ocasionar formação de geadas em Mato Grosso do Sul.
Em função das inversões térmicas no período da manhã durante o inverno, observam-se formações de nevoeiros e/ou névoa úmida que reduz a visibilidade, impactando especialmente estradas e aeroportos.
Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época do ano, tem-se a diminuição da umidade relativa do ar, que consequentemente favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias.
• Previsão Climática Inverno/2019
O período seco de Mato Grosso do Sul já teve início em junho. Assim, a umidade relativa do ar possui tendência de diminuição nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%.
• Chuvas: a previsão para o inverno indica alta probabilidade das chuvas ocorrerem dentro da média climatológica em grande parte do Estado.
• Temperaturas: a nova estação estará acompanhada de temperaturas acima da média em Mato Grosso do Sul, devido a permanência de massas de ar seco e quente, principalmente nos meses de agosto e setembro.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.