Apesar de institutos não registraram geada oficialmente, produtores flagraram fenômeno
Contrariando os índices oficiais, produtores rurais de Sidrolândia e Maracaju registraram queda de geada na madrugada desta quarta-feira (18), fenômeno raro para o mês de maio na região.
De acordo com o pesquisador da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Ricardo Fietz, geadas só são formadas em temperaturas abaixo dos 4 graus e o instituto não registrou a camada de gelo na manhã de hoje, com a temperatura próxima dos 5 graus.
Contudo, imagens de moradores comprovaram o contrário. Em foto feita pelo produtor rural Paulo Stefanello, em Sidrolândia, é possível ver a grama e a folhagem dos milhos tomada pelo gelo na manhã desta quarta. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, o município registrou 6,5 graus hoje cedo, com sensação térmica de 3 graus.
Já em Maracaju, onde os termômetros registraram 5 graus, produtor rural da Chácara Três Marias mostrou a geada cobrindo os guarda-sóis do local. “Infelizmente, teve uma ‘geadinha’ esta noite”
Segundo o pesquisador, as áreas podem ficar em baixadas onde a temperatura pode ter sido menor que as registradas pelas estações climáticas. “Acontece que em alguns lugares, como baixadas, as temperaturas ficam com menos de 4° graus. Na nossa estação, a temperatura ficou próxima a 2 graus, mas é numa baixada.”
Ele explicou ainda que os casos foram isolados e não devem se repetir até o fim do mês.
Maior frio do ano
A madrugada foi a mais fria do ano em Mato Grosso do Sul até agora, com temperaturas próximas de zero. A menor mínima registrada foi de 4,1 graus, com sensação térmica de um grau em Rio Brilhante.
Outras mínimas desta madrugada foram de cinco graus em Dourados, 5,4 graus em Bandeirantes, 5,6 graus em Camapuã, 5,7 graus em Coxim, 6,1 graus em Ribas do Rio Pardo, 6,1 graus em Ponta Porã, 6,5 graus em Sidrolândia, 6,7 graus em Ivinhema, 7,4 graus em Iguatemi, 7,4 graus em Água Clara, 8,2 graus em Paranaíba, 8,4 graus em Três Lagoas, e de 9,1 graus em Corumbá.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.