Gecoc atuou em investigações recentes nas operações Tromper, Turn Off e Cascalhos de Areia
O Promotor de Justiça Adriano Lobo Viana de Resende é reconduzido para comandar o Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). A decisão assinada pelo novo PGJ (Procurador-Geral de Justiça), Romão Avila Milhan Júnior, foi publicada no Diário Oficial do órgão desta quarta-feira (15).
Assim, o promotor continuará à frente do comando do grupo que investiga casos de corrupção, sendo o mais recente a Operação Tromper, que prendeu o vereador do PSDB, Claudinho Serra, e mais sete pessoas implicadas na apuração de desvio de recursos da prefeitura.
Dessa forma, o promotor Adriano Lobo permanece no cargo o qual ocupa desde a criação do grupo, em 2016.
Além da Operação Tromper, o Gecoc também atuou em operações recentes como a “Cascalhos de Areia”, que atuou contra empreiteiras apontadas por envolvimento em crimes de corrupção e fraude em licitação, e também na “Turn Off”, contra grupo que fraudava licitações para locação de equipamentos médicos e hospitalares.
Entre as atribuições do coordenador do Gecoc está: “Caberá ao Coordenador do GECOC examinar a relevância institucional do auxílio solicitado pelo Promotor de Justiça, aferindo a complexidade da investigação ou do processo, o excessivo acúmulo de processos ou procedimentos no órgão solicitante, ou a situação em que a segurança do membro do Ministério Público esteja vulnerada”.
Por fim, o Gecoc foi criado para atuar “de forma preventiva e repressiva em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, com atribuição extrajudicial e judicial, cível e criminal, mediante solicitação formal do Promotor de Justiça Natural”.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.