SAÚDE

Novo lote de vacinação poderá ser usado para terminar de imunizar faixa etária dos 60 anos

Ainda não há definição oficial para qual público será destinado as 77,9 mil doses

Foto: Divulgação

 

O 13º lote de vacinas contra a Covid-19 chegará em Mato Grosso do Sul nesta quinta-feira (15). Ainda não há definição oficial para qual público será destinado as 77,9 mil doses, mas a esperança da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é terminar de imunizar as pessoas acima de 60 anos.

A nova remessa engloba 31,4 mil doses da Coronavac e 46,5 mil doses da AstraZeneca. A pasta ainda não recebeu informações do horário da chegada do voo com as vacinas.

A estimativa feita pelo Ministério da Saúde prevê que as novas doses sejam voltadas para os seguintes públicos: D2 para os trabalhadores da saúde (1.551 doses); D2 para pessoas de 65 a 69 anos (21.313); D1 para trabalhadores de saúde (2.074); D1 para forças de segurança pública (1.332); e pessoas de 60 a 64 anos (2.211).

Segunda dose

O ministério da Saúde notificou na terça-feira (13), que 24.789 pessoas do estado de Mato Grosso do Sul perderam o prazo para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. O número de pessoas que ainda precisam tomar a D2 é alto, por isso a nova remessa deverá ser destinada a este público.

De acordo com o levantamento do ministério, as pessoas que perderam a segunda dose foram vacinados com a CoronaVac, vacina produzida no Brasil pelo Instituto Butantan.  

A coordenadora do PNI (Programa Nacional de Imunizações), Francieli Fantinato, destaca que quem perdeu o prazo deve procurar a segunda dose.

“Quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”.

A médica infectologista e pesquisadora Mariana Croda, explicou que  não tem problema ultrapassar a data inicialmente prevista, pois não oferece grandes riscos à eficácia das vacinas.

“A primeira dose não perde a eficácia. A gente segue as recomendações dos fabricantes, e todos são bem maleáveis em relação ao prazo. Não tem tanto prejuízo, não conseguimos quantificar a diminuição da eficácia”.

 

 

*Por: Correio do Estado
*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagramhttps://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente

Deixar um Comentário