POLÍTICA

Juiz da Zona Eleitoral de Sidrolândia passa orientações para a votação e explica caso de Daltro Fiúza

O juiz deu diversas orientações do horário e das regras para a realização da votação e falou sobre o que acontecerá com os votos de Daltro Fiúza.

Foto: MS Negócios.

 

Amanhã (15), serão realizadas as eleições municipais 2020 e neste ano, por conta da pandemia, existem diversas orientações para exercer o direito de votar. Nossa redação conversou com o juiz da 31ª Zona Eleitoral, Cláudio Müller Pareja, que explicou essas orientações.

O excelentíssimo ressaltou que o horário de votação foi antecipado em uma hora e será das 7h às 17h. Outra orientação de extrema importância é que só irá votar, aquele eleitor que estiver utilizando a máscara. “As pessoas que chegarem no local de votação sem a máscara, não serão autorizadas para entrar”, enfatiza.

O terceiro ponto que o juiz elencou é que das 7h às 10h o atendimento será preferencial para idosos, aqueles com mais de 60 anos. “As pessoas que não se enquadram no conceito de idoso, preferencialmente esperem para votar. Terão das 10h até às 17h. Todos aqueles que chegarem até às 17h vão votar, ainda que haja alguma fila e a pessoa tenha que esperar um pouco depois desse horário. Serão distribuídas senhas e as pessoas terão o direito de votar”, esclarece.

Mais um ponto importante é em relação à caneta. Cada eleitor deve levar a sua caneta para não precisar utilizar a caneta do local, aumentando assim, a prevenção contra o COVID-19. Pareja pede para que as pessoas utilizem a mesma caneta na hora de entrar na urna. “Use a caneta, obviamente com a tampa fechada, para fazer a votação. Ou seja, ao invés de colocar a mão na urna eletrônica, utilize a sua caneta para que você não tenha contato com a urna eletrônica e assim auxiliando no protocolo de segurança de todos”, aconselha.

Desta vez, não será necessário levar o título de eleitor. A pessoa deverá saber qual o local que vota e precisa estar acompanhada de um documento oficial com foto. “Temos pedido para as pessoas baixarem o aplicativo e-título no celular. Baixando o aplicativo, você consegue inserindo os seus dados, ter todas essas informações, incluindo o local de votação, o número da seção, o número da zona e pode ser utilizado também como documento de identificação. Isso somente para aqueles que já cadastraram a biometria”, informa e complementa: “Num [sic] segundo passo aqui, eu gostaria também de esclarecer o que sempre é falado. O eleitor deve votar e voltar para as suas residências. Não fique na frente dos colégios, não fiquem aglomerados, porque vocês vão ter problemas. A polícia vai chegar e eventualmente pode conduzir alguém para a delegacia para algum tipo de esclarecimento”.

O juiz também explicou em relação ao caso Daltro Fiúza, que os eleitores sidrolandenses ainda estão com bastante dúvidas. O candidato teve a candidatura deferida em primeira instância, e após recurso do Ministério Público e da coligação encabeçada pelo PSDB, ele teve sua candidatura indeferida pela segunda instância. Agora, ele entrou com recurso à terceira e última instância que é o Tribunal Superior Eleitoral e aguarda uma resposta.

“A votação segue normalmente, o Daltro Fiúza estará na urna, então quem eventualmente votar nele vai ver a foto dele. Como a situação dele ainda está sob judice, o resultado final da eleição está a depender da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, caso Daltro seja o mais votado. Caso o TSE recuse o recurso, haverão novas eleições”, finaliza.

 

Por: Juliana Zanlorenzi
*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagramhttps://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente.

Deixar um Comentário