Os doadores precisam ter entre obrigatoriamente entre 16 e 69 anos
Amanhã, a Câmara Municipal de Sidrolândia, em parceria com o Hemosul estarão realizando uma campanha de captação de sangue e de doadores de medula óssea. Está prevista também, a participação do Lions Club de Sidrolândia que atuará voluntariamente oferecendo o suporte na organização, informação e acolhimento dos doadores que poderão ir à Câmara das 8 às 11 e das 12 às 15 horas.
De posse de algum documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, os doadores precisam ter entre obrigatoriamente entre 16 anos e 69 anos segundo o que prevê a nova lei da doação de sangue aprovada em meados do ano de 2013 como também, estar pesando acima dos 55 kilos.
Existe no Hemosul, uma ressalva para quem tem 16 e 17 anos pois os mesmos, no ato da doação tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal. No caso em que o menor de idade seja emancipado, o mesmo poderá sim vir doar sozinho para isto, deve-se trazer consigo o documento de emancipação. Se for casado o mesmo deverá estar portando a certidão de casamento para a liberação.
Segundo a legislação vigente no país, estão terminantemente proibidas de doar sangue as pessoas que tem e ou tiveram doenças hematológicas, cardíacas, renais, pulmonares, hepáticas, autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, sangramentos anormais, convulsões, ou portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como doença de chagas, hepatite, AIDS e Sífilis.
Já com relação a doação de medula óssea, as pessoas deverão ter entre 18 a 55 anos, que estejam com boa saúde. São retirados 5ml de sangue, como um exame de laboratório, e o doador é cadastrado no REDOME – Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea do INCA – Instituto Nacional do Câncer. Seus dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula. Se der compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada. Porém, para ter compatibilidade a chance no Brasil é de uma em cem mil e com alguém de outro país de uma em um milhão.
Segundo o vereador Jean Nazareth a campanha de mobilização social é umas das mais importante do nosso Estado. Doar sangue é salvar vidas. Valdecir Carnevalli disse que doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único. O vereador Edno Ribas ressaltou que doar sangue não é apenas um ato de solidariedade, é um ato de vida, um ato de cidadania. A doação é 100% voluntária e pode beneficiar qualquer pessoa, independente de parentesco.
Por:Assessoria
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.