O país pode chegar a mais de 4.000 casos em 15 dias e cerca de 30 mil casos em 21 dias
Uma análise do Instituto Pensi, centro de pesquisa clínica em pediatria do Hospital Infantil Sabará, aponta que, a partir do momento em que o Brasil possui 50 casos confirmados de coronavírus, o país pode chegar a mais de 4.000 casos em 15 dias e cerca de 30 mil casos em 21 dias. O país atingiu 52 casos confirmados nesta quarta-feira (11), segundo o Ministério da Saúde.
Além disso, considerando a quantidade de casos graves e críticos na China e os períodos de internação desses casos (7 e 14 dias, respectivamente), o Brasil poderá precisar de cerca de 2.100 leitos hospitalares, dos quais cerca de 525 em UTI (unidades de Terapia Intensiva) apenas nos primeiros 21 dias, após o 50º caso.
A análise mostra que, a partir de 50 casos, Coreia do Sul, Irã e Itália tiveram evoluções surpreendentemente semelhantes.
Além disso, países como França, Alemanha e Espanha parecem mostrar evolução semelhante à tríade Coreia do Sul, Itália e Irã.
“O grande desafio é a velocidade com que o novo coronavirus-19 se espalha e gera pacientes graves”, diz a análise.
O documento técnico foi elaborado para contribuir para a análise e a ponderação de medidas e ações apropriadas no enfrentamento das consequências de um possível aumento significativo de casos no Brasil nas próximas semanas.
Em pouco mais de dois meses de evolução, o novo coronavírus infectou mais de 100 mil pessoas em todos os continentes, matou cerca de 4.000 e mostra franca e vigorosa expansão fora da China.
***Por Claudia Colucci, da Folhapress
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.