SIDROLÂNDIA

Sidrolândia completa 67 anos de emancipação com muita transformação e progresso

 Conheça a história da cidade e saiba quais são as inaugurações que estão ocorrendo nesta semana.

Foto:Rafael Brites

Sidrolândia completa 67 anos. A cidade de um povo próspero e feliz, tem sua renda baseada na agronomia e no comércio. A sua localização é estratégica. A cidade fica a 100 quilômetros da capital e é banhada pelos rios Vacaria e Anhanduí.

Sua história começa com a chegada de famílias sertanistas que passaram a estabelecer as primeiras fazendas de gado em solos férteis. Na metade do século XIX os irmãos Inácio e Antônio Gonçalves Barbosa foram atraídos pela fertilidade do solo e desbravaram a região abrindo as primeiras fazendas de criação de gado. As famílias de Vicente de Brito e de José Pereira Martins também se instalaram no município em 1870, mantendo a tradição da criação de bovinos nos campos da Vacaria.

No entanto, a cidade só começou a ser formada de fato em 1926, quando o catarinense Sidrônio de Andrade se instalou e demarcou o espaço da Fazenda São Bento em lotes com o nome de Sidrolândia. Esses lotes foram comercializados e em 1942 a vila começou a ganhar novos moradores.

Em 1944 a estrada de ferro que ligava São Paulo a Campo Grande e a comunicação telegráfica trouxeram o progresso para a vila que em dezembro de 1948 deixou de ser vila, para tornar-se distrito de Campo Grande.

Em 11 de dezembro de 1953 o distrito foi desmembrado da cidade morena tornando-se o município de Sidrolândia. Em 31 de janeiro de 1955 instalou-se a primeira Câmara de Vereadores eleita pela cidade, tomando posse o primeiro prefeito eleito, Gumercindo Pereira de Souza. 

Neste momento a cidade era povoada das famílias Andrade, Faustino, Pereira, Nogueira, Barbosa, Souza, Brito, Rodrigues, Lopes, Nantes e Silvério, além de outras. Mas no início da década de 70, algumas famílias gaúchas adquiriram fazendas e o quadro social começou a mudar.

Com eles vieram outras culturas como o mate, os bailes animados por violões de sanfonas, acordeom e harpas no estilo vaneirão. Além da mudança na agricultura. O gado começou a ser mestiço entre o indiano e o europeu, a lavoura se tornou mais técnica e foram surgindo os primeiros armazéns de grãos.

A partir daí, o município começou a se desenvolver ainda mais. Diversas construções residenciais e estabelecimentos comerciais surgiram para receber as pessoas que estavam chegando em busca de melhoria e qualidade de vida.

E para comemorar os 67 anos desta linda história, nesta semana diversas inaugurações estão acontecendo. Confira:

Dia 07 de Dezembro de 2020 (Segunda-feira)

– 09h Entrega da Pista de Caminhada Avenida Antero Lemes

Dia 08 de Dezembro de 2020 (Terça-feira)

– 08h Entrega do Centro Municipal de Educação Infantil Heitor dos Santos Machado

Dia 09 de Dezembro de 2020 (Quarta-feira)

– 08h Entrega Pavimentação Asfáltica do Diva Nantes

– 09h Entrega Rua Dr. Costa Marques

Dia 10 de Dezembro de 2020 (Quinta-feira)

– 08h Entrega da Reforma e Ampliação do ESF Malvinas

– 14h Entrega Pavimentação Asfáltica Bairro Sidrolar

Dia 11 de Dezembro de 2020 (Sexta-feira)

– 09h Entrega da Unidade de Apoio à Agricultura Familiar

– 14h Entrega da Reforma do Ginásio de Esportes.

 

Por: Juliana Zanlorenzi
*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagramhttps://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente.

Deixar um Comentário