Ideia é monitorar a situação das estradas estaduais e indicar melhor momento para ações de conservação
A Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) estuda a criação de um SGP (Sistema de Gerência de Pavimentos) assim como ocorre em estradas concessionadas em todo Brasil bem como em outros países. O secretário Hélio Peluffo afirma que o sistema de acompanhamento planeja manutenções antes que a estrutura se danifique, barateando as intervenções.
A ideia é monitorar a situação das estradas estaduais e indicar o melhor momento para executar ações de manutenção e conservação. “Não podemos esperar o pavimento de uma rodovia danificar para depois consertar. Temos que ter um sistema que acompanha a durabilidade do pavimento e saber o momento certo para entrar com intervenção”, explicou Peluffo.
Em entrevista a uma rádio de Campo Grande, o secretário afirmou que “se você entrar com 60% de vida útil do pavimento, você gastará um dólar. Depois dos 40%, vai gastar 12 dólares. Não podemos investir e refazer serviço. Isso é muito caro e não cabe no conceito dos negócios do País”, disse.
Como exemplo, Peluffo citou a recente obra de recapeamento feita na MS-162, entre Sidrolândia e Maracaju. “A rodovia está novinha, linda. Em que momento tenho que entrar para fazer uma pequena intervenção para que ela dure mais dois, três ou quatro anos assim? Isso é o SGP que vai dizer”.
Em Mato Grosso do Sul, a única rodovia estadual concessionada, a MS-306, tem, através do Consórcio Way 306, sistema de gerência de pavimento. “Isso já é normal em rodovias como a Presidente Dutra, Castelo Branco, dos Imigrantes e Raposo Tavares. E vamos avançar rapidamente nisso aqui também por ordem do governador Eduardo Riedel”, pontuou o secretário
Por:Campo Grande News
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