Tempo

Frente fria chega para frear calorão em Mato Grosso do Sul

Estado pode registrar tempestades com rajadas de vento e queda de granizo

A tão esperada frente fria chega nesta quarta-feira (9) para aliviar o calorão que tem dominado Mato Grosso do Sul. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) alerta para um período de instabilidade, com possibilidade de chuvas intensas e acumulados acima de 30 milímetros em 24 horas. Tempestades, acompanhadas de fortes rajadas de vento e granizo, podem atingir várias regiões do Estado, como já registrado em Chapadão do Sul na terça-feira (8).

Segundo o Cemtec, o fenômeno é causado pelo “intenso transporte de calor e umidade, aliado à atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica”. Essa combinação climática deve provocar mudanças rápidas no tempo, com temperaturas mais baixas previstas para o sul do Estado, onde a mínima pode chegar a 15°C na manhã de sábado. Porém, o frio será breve, dando lugar a temperaturas amenas.

Em Campo Grande, o céu cinzento predomina e o Sol surge timidamente em meio às nuvens, com termômetros registrando 29°C pela manhã. A máxima prevista para hoje é de 33°C, com uma estimativa de chuva de até 3,2 milímetros. Já na quinta (10) e sexta-feira (11), o clima deve esfriar ainda mais, com máximas que não ultrapassam os 26°C e 24°C, respectivamente, e volumes de chuva de até 9 e 15,2 milímetros.

O interior também sentirá a mudança, com máximas que não passam dos 36°C em Sidrolândia. Na região pantaneira, onde o calor persiste, Porto Murtinho deve registrar 33°C, e Coxim, Corumbá e Aquidauana chegam aos 36°C.

Outras cidades, como Três Lagoas, Nova Alvorada do Sul, Ivinhema, Bonito e Maracaju, seguem com temperaturas entre 31°C e 36°C, conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Foto :Saul Schramm

Deixar um Comentário