Mesmo diante da pandemia do coronavírus, que irá provocar grande estrago na economia e na renda dos brasileiros, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou, ontem, a Energisa a reajustar o valor da tarifa em Mato Grosso do Sul. A falta de compromisso da empresa, principalmente com os mais pobres, se dá justamente quando o governo e empresas seguem em sentido contrário, se esforçando em iniciativas visando a garantir o emprego de milhares de brasileiros.
O reajuste entraria em vigor nesta quarta-feira, 8 de abril, mas num “lampejo de empatia”, a diretoria da Aneel levou em conta os prejuízos causados à população pela pandemia e decidiu suspender por 90 dias a majoração dos preços. A Energisa atende 74 municípios do Estado. Para os clientes residenciais de baixa tensão o índice é de 6,89%, acréscimo que não terá que ser suportado ao menos pelos próximos 3 meses.
O deferimento foi solicitado pelas próprias concessionárias. As empresas continuarão cobrando as atuais tarifas até 30 de junho de 2020.
A diferença nas receitas será ajustada e considerada nos próximos processos tarifários das distribuidoras. As contribuições das empresas à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) – um fundo setorial que tem como objetivo custear diversas políticas públicas do setor elétrico brasileiro – , nesse mesmo período, foram reduzidas do valor diferido, devendo ser repostas à conta no segundo semestre deste ano.
Por: VoxMS
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.