Tempo

Vem aí uma nova onda de calor que pode chegar com 5ºC acima da média

Mato Grosso do Sul que se prepare. Um nova onda de calor deve se estabelecer por aqui a partir da próxima segunda-feira (11). A previsão é que perdure até o dia 16 de março (sábado). A boa notícia é que deve ser a última do verão de 2023/2024.

Todos os municípios de Mato Grosso do Sul serão atingidos pelas temperaturas até 5ºC acima da média. A previsão é do portal Climatempo, que prevê  o mesmo apra região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná); Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

De acordo com o meteorologista Guilherme Alves, do Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo desta semana. “Essas regiões terão calor intenso até, pelo menos, o dia 15. No oeste da região Sul, sudoeste do MS e oeste de São Paulo é onde as maiores temperaturas deverão ocorrer neste período”.

Em Mato Grosso do Sul, a meteorologia indica que a onda de calor com temperaturas acima da média afeta a região sul do Estado (fronteira com o Paraguai), central e Pantanal. A área restante terá temperatura entre 3ºC e 5ºC acima da média.

O meteorologista Guilherme explica que a Organização Meteorológica Mundial considera como onda de calor quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante 5 dias consecutivos.

A tendência é que a umidade relativa do ar não ficará baixa, conforme o Climatempo. As máximas previstas para Campo Grande a partir de segunda-feira (11) é de 33ºC. Há previsão de chuva para quase todos os dias na próxima semana.

Confira abaixo algumas máximas previstas para cidades sul-mato-grossenses entre os dias 11 e 16:

Campo Grande – 33ºC
Dourados – 37ºC
Três Lagoas – 39ºC
Paranaíba – 37ºC
Porto Murtinho – 40ºC
Coxim – 35ºC
Corumbá – 40ºC

Cuidados

 Mantenha-se hidratado, evitando a exposição prolongada ao sol entre as 10h e as 16h. Busque locais com sombra, use roupas leves e frescas e aplique protetor solar regularmente. Esteja atento aos sinais de exaustão e insolação, como tonturas e náuseas, e busque assistência médica se necessário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Por: Campo Grande News

Deixar um Comentário