As máquinas seriam destinadas à Associação Renascer dos Agricultores Familiares do P.A Eldorado II e à Associação da Comunidade Indígena 10 de Maio
O desvio de dois tratores agrícolas adquiridos para apoiar associações rurais de Sidrolândia, fruto de uma emenda da deputada federal Camila Jara, está provocando forte reação entre agricultores e lideranças locais. Em vez de serem entregues publicamente às associações beneficiadas, os tratores – modelos Lovol 854-H na cor azul – foram destinados sem cerimônia oficial a terceiros, alimentando suspeitas sobre o uso político dos veículos.
As máquinas seriam destinadas à Associação Renascer dos Agricultores Familiares do P.A Eldorado II e à Associação da Comunidade Indígena 10 de Maio, ambas com trabalhos voltados para o fortalecimento da produção agrícola familiar. “Esperávamos uma entrega oficial, como prova de que o benefício realmente chegaria à comunidade”, diz Zé Rodrigues, presidente da Associação Renascer, que denuncia que o trator foi entregue ao João Pereira. A outra máquina foi entregue à vereadora eleita Edilaine Tavares, que, como Coordenadora da Mulher e com apoio do secretário da Sederma, Gaspar Barbosa, teria articulado para direcionar o trator para seu próprio lote.
Para as associações, o impacto desses tratores seria significativo na produtividade e desenvolvimento dos assentamentos locais. No entanto, a falta de transparência nas entregas e a omissão da prefeita Vanda no processo deixaram a comunidade indignada. “É uma quebra de compromisso com as associações e com a deputada que viabilizou a emenda”, declarou um representante local.
Lideranças e moradores cobram agora que a situação seja revertida e os tratores sejam devolvidos às associações, a fim de garantir que o apoio agrícola chegue de fato às comunidades e não aos interesses individuais.
Segue a nota de Rafael Pereira sobre a matéria:
“Há um ano e meio, tivemos uma reunião com os assessores da deputada Camila Jara, que nos informaram sobre a intenção de enviar um trator para nossa região. Seis meses depois, fomos notificados de que o trator realmente seria destinado a nós. Entramos em contato com o senhor José Rodrigues para que a associação da qual ele é diretor recebesse o equipamento, mas ele recusou, alegando que não poderia aceitar o trator por falta de implementos. Diante disso, buscamos outra associação que pudesse receber, pois não queríamos perder um equipamento que seria essencial para o desenvolvimento da nossa região.
O trator chegou há um mês, e desde então estamos aguardando a documentação da prefeitura. A Secretaria garantiu que os documentos necessários seriam entregues até o dia 07 de Novembro, e também estamos esperando a deputada ou seus assessores para a entrega formal do equipamento.
Esclareço que o trator não foi entregue para nenhum CPF, como afirmado na reportagem.”
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Foto:Four News
Matéria Atualizada em 07/11/2024 as 11h00
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.