Imóveis

Mercado de locação se transforma e reduz preço do aluguel

Crise e maior oferta de imóveis ajudaram a mudar cenário

 

Foto / Divulgação

A crise do mercado imobiliário nos últimos anos, a dificuldade na venda de unidades e a grande oferta de imóveis para locação mudaram as formas usadas para calcular o preço do aluguel em. Antigamente, o mercado costumava usar como regra uma conta simples: a referência era cobrar pelo aluguel cerca de 0,5% do valor de venda do imóvel. Por essa conta, um apartamento avaliado em R$ 500 mil poderia ser alugado por cerca de R$ 2,5 mil. Durante os anos de crise, que afetaram duramente o setor, os preços de venda pararam de subir e o mercado de locação foi inundado por imóveis que não foram vendidos, fazendo com que os reajustes de aluguel variassem bem abaixo da inflação.

Apesar de ter iniciado o ano de 2019 com procura considerada razoável, mercado de locação de imóveis em Campo Grande ainda permanece com movimentação abaixo da esperada, em função principalmente do descompasso de preços. De acordo com o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), tradicionalmente usado no reajuste de contratos de locação imobiliária, a inflação do aluguel alcançou 7,24% em 12 meses, quase o dobro da inflação oficial medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 3,78%. 

Presidente do Sindicato de Corretores de Imóveis de Mato Grosso do Sul (Sindimóveis-MS), João Hercílio de Araújo Filho confirma que no mercado de locações no Estado, principalmente em Campo Grande, também não se aplica mais a regra de ouro há tempos. “Antigamente, o índice era de 1% e hoje está entre 0,3% e 0,5% (considerando o cenário da capital sul-mato-grossense). As locações estão sendo realizadas porque o proprietário está com o imóvel parado e precisa ter movimento, porém em outros casos, o imóvel já está locado há anos e o próprio inquilino quer manter o aluguel, por causa da referência do local”, explicou. 

 

Correio do Estado

Deixar um Comentário