Ex-“dona de zona” agora na Câmara, Isa intensifica fiscalizações e denuncia descaso com pacientes em unidades de saúde da cidade
Dourados – A vereadora Isa Marcondes, do Republicanos, que ganhou notoriedade no passado como “dona de zona”, agora aparece na cena política de Dourados-MS para cobrar maior comprometimento dos profissionais de saúde com a população carente. Durante uma blitz realizada inclusive no período da madrugada, Isa flagrou um médico dormindo no trabalho, evidenciando a prática de não cumprimento de jornada em hospitais, postos de saúde e na UPA da cidade.
Em suas visitas às unidades de saúde, a parlamentar não poupou críticas à negligência de alguns profissionais. “Estou cumprindo meu papel de vereadora, aqui ninguém fiscaliza nada e a cidade estava uma calamidade”, afirmou Isa, que circula por diversos pontos da cidade “ligada no 220” para verificar, de perto, as condições das instalações – desde a higiene dos ambientes e banheiros até a disponibilidade de água. No entanto, a questão que mais gera revolta é a falta de comprometimento com a jornada de trabalho dos médicos, situação que, segundo a vereadora, coloca em risco o atendimento de pacientes, inclusive idosos e crianças.
Em uma das fiscalizações registradas e compartilhadas nas redes sociais, a vereadora chegou a flagrar o abandono do posto de trabalho: “Quando cheguei, nenhum dos quatro médicos estava presente e, ao sentar na porta do alojamento, esperei que todos deixassem o local. Não se trata de expor ou desrespeitar o profissional, mas sim de alertar que, enquanto o povo sofre, o médico dorme.” Segundo Isa, alguns profissionais iniciam o expediente às 7h e deixam a unidade logo após às 8h ou 9h, quando deveriam permanecer até pelo menos 11h. Em outros casos, os médicos que chegam à noite parecem priorizar o descanso, deixando a recepção da emergência cheia de pacientes sem atendimento.
A situação já teria levado a casos graves, como o de uma mulher que aguardava por um médico para receitar antibiótico oito após uma cirurgia no Hospital da Vida – que, segundo a vereadora, passou a ser conhecido como “hospital da morte”. Em seu discurso, Isa critica não só os profissionais, mas também a administração municipal, afirmando que “todo mundo entra na política e deixa o povo de trouxa” e que “a gente estava sendo humilhada”, ao ver pacientes esperando horas por atendimento enquanto os profissionais não demonstravam o mínimo de comprometimento.
A vereadora Isa Marcondes também destacou que o prefeito Marçal Filho (PSDB) estaria trabalhando para reverter o quadro de descaso na rede pública de saúde. Contudo, enquanto as mudanças administrativas não se concretizam, Isa continua sua missão de fiscalização, reafirmando seu compromisso em transformar a política e garantir que a população de Dourado tenha acesso a um atendimento digno e responsável.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Foto : Divulgação
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.