A inauguração será neste sábado na fazenda Jatobá
Será inaugurado em Maracaju na fazenda Jatoba uma usina fotovoltaica ,com investimento de R$ 4 milhões financiado pelo Banco do Brasil e deverá ter presença do governador Reinaldo Azambuja e da ministra da agricultura Tereza Cristina
A Fazenda Jatobá deu início às atividades em 1999, por meio do empresário Mauro Christianini, auxiliado pela esposa dona Johanna Christianini e por seu filho Rodrigo Christianini, gerente geral da fazenda.
O nome da fazenda deriva das várias árvores de Jatobá plantadas na propriedade, cujas atividades principais são a produção de soja, milho e melhoramento genético de gado da raça Nelore. Com grande preocupação com a natureza, nos últimos anos os proprietários têm focado em ações sustentáveis, sendo referência regional em agronegócio.
A grande estrela dessas ações sustentáveis é a Usina Fotovoltaica Jatobá, projetada e implementada pela Geração Solar, empresa de Dourados que é líder estadual e regional em energia renovável e tecnologias para aproveitamento da energia solar.
A Usina Fotovoltaica Jatobá ocupa uma área total de 14.000 m2, na qual estão dispostas 2.000 placas solares com a tecnologia Double Glass, mais resistente, com maior capacidade de produção de energia e maior durabilidade, capazes de gerar, em conjunto, até 95.000kmh/mês, com pico de potência de 640kwp.
Para se ter uma ideia, a energia gerada seria capaz de sustentar aproximadamente 400 residências de tamanho médio, com um consumo equivalente ao valor de R$ 65.000,00 mensais.
Além disso, a Usina Fotovoltaica Jatobá é a primeira usina do estado a utilizar o sistema Tracker, capaz de alterar os ângulos das placas em até 90º, (45º para cada lado, a partir da posição paralela ao solo) que trabalha em esquema de girassol, acompanhando a trajetória do Sol para um melhor aproveitamento da energia solar.
Por: Maracaju em Foco
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.