SAÚDE

Prefeitura publica dispensa de licitação para a compra de remédio usado no início do tratamento para COVID 19

Especialistas dizem que o antibiótico é utilizado para o tratamento da síndrome respiratória aguda, principal sintoma da doença. 

Foto:Divulgação

A prefeitura Municipal de Sidrolândia publicou na manhã desta sexta-feira (04), o processo licitatório nº 185/2020 com o objetivo de realizar a dispensa de licitação para a aquisição do antibiótico Azitromicina que é utilizado no início do tratamento para COVID-19.

Considerando a grave situação pandêmica em nosso país, é preciso que o poder público aja rápido. Fazer licitação para contratações urgentes de objetos que visem o enfrentamento do vírus requer um tempo razoável e dificilmente seria o meio adequado.

Por isso o Governo Federal publicou uma lei que ajuda a diminuir esse prazo. Conforme o artigo 4º da Lei nº 14.035 de 11 de agosto de 2020 “É dispensável a licitação para aquisição ou contratação de bens, serviços, inclusive de engenharia, e insumos destinados ao enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional de que trata esta Lei”.

Diversas secretarias de saúde no Brasil têm usado o antibiótico Azitromicina como aliado no tratamento contra o Coronavírus. Embora não tenha sua atuação comprovada pela OMS- Organização Mundial da Saúde, a cartilha do Ministério da Saúde orienta o uso dele nos primeiros cinco dias de tratamento da doença. 

Os antibióticos são utilizados para tratamento com bactérias atípicas. A eficácia da medicação não é contra o vírus da COVID-19, mas sim no tratamento da síndrome respiratória aguda, principal sintoma da doença. É o que dizem diversos especialistas que trabalham na linha de frente do combate à doença e que foram consultados pela nossa redação.

 

Por: Juliana Zanlorenzi
*Curta nossa página: https://www.facebook.com/MSNegociosidro/
*Siga-nos no Instagramhttps://www.instagram.com/msnegocios/
-Quer receber notícias do Site MS Negócios via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (67) 9 9267 9999 e se cadastre gratuitamente!

Deixar um Comentário