Projeto promete foco exclusivo em crianças, mas suspensão do Bem Nascer preocupa comunidade
A Prefeitura anunciou o fechamento da Clínica de Saúde da Família, em funcionamento desde maio de 2021, como parte de uma reestruturação da gestão municipal. A medida foi tomada pela nova secretária de Saúde, Vanessa Prado, e visa abrir espaço para a criação de um Centro de Atendimento Infantil, com foco exclusivo no atendimento pediátrico.
Enquanto o projeto do novo centro é desenvolvido, os pediatras que atuavam na clínica serão realocados provisoriamente para o Centro de Especialidades Médicas (CEM). Segundo a secretária, o novo modelo busca aprimorar o atendimento às crianças, embora detalhes sobre o funcionamento e a abrangência do serviço ainda não tenham sido divulgados.
A decisão marca uma ruptura com a gestão anterior, da ex-prefeita Vanda Camilo (PP), que implementou a Clínica de Saúde da Família como uma referência regional, especialmente pelo programa Bem Nascer, voltado para gestantes de alto risco.
Além do atendimento pediátrico, a clínica oferecia suporte multidisciplinar com nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de exames de ultrassonografia. A descontinuidade do programa Bem Nascer, que contava com um repasse mensal de R$ 20 mil da Secretaria Estadual de Saúde, preocupa moradores e profissionais de saúde, que temem a perda de um serviço essencial.
Por outro lado, a Prefeitura anunciou medidas para ampliar o acesso à saúde, como a manutenção da farmácia anexa à UPA aberta 24 horas e a oferta de atendimento noturno para emergências odontológicas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews
Foto : Rede Social
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.