Uma empresa caçadora de tesouros encontrou um navio que estava desaparecido há 113 anos. O cruzador russo Dmitrii Donskoi foi encontrado na ilha de Ulleungdo, a 120 quilômetros da Península da Coreia.
Ele teria sido afundado em 1905, durante a guerra entre Japão e Rússia. O navio participou da batalha de Tsushima, que acabou com a vitória japonesa. O ouro teria sido transferido de outros navios que eram atingidos por canhões do Japão. O que mais chama a atenção na história é o relato de que a embarcação carregava 200 toneladas de ouro e moedas avaliadas em R$ 500 bilhões, além de dinheiro para o pagamento da Marinha russa.
A busca foi liderada pelo Shinil Group, especializado em caça ao tesouro, e teve fim no último domingo. A empresa contou com uma equipe de especialistas do Canadá, da Coreia do Sul e da Grã-Bretanha.
“Localizamos objetos que parecem caixas de tesouro, mas ainda não os abrimos”, explica a Shinil Group em nota. A empresa revela que metade do ouro será devolvido ao governo russo e 10% será usado para financiar projetos de turismo da ilha de Ulleungdo
A expectativa é de que o navio seja retirado do fundo do mar ainda neste ano, entre novembro e Dezembro. A empresa aponta que o convés superior e a lateral permanecem preservados, enquanto âncoras e metralhadoras do navio ainda se encontram nos mesmos locais.
Deixar um Comentário
Você precisa fazer login para postar um comentário.