Notícias

Vaca nelore contraria probabilidade e dá luz a trigêmeos no interior de MS

As duas fêmeas e um macho são fruto de inseminação artificial a partir de sêmen de touro da raça angus 

Duas fêmeas e um macho são nascidos no criatório de gado de corte em MS. (Foto: Fazenda São João do Pontal)

Contrariando todas as probabilidades genéticas, uma vaca da raça nelore deu à luz a três bezerros de uma só vez, em Alcinópolis (MS), cidade distante 455 km de Sidrolândia. Os trigêmeos são resultado de inseminação artificial com sêmen de touro da raça angus, o que lhes conferiu coloração escura, diferente da mãe que é de cor branca.

Na Fazenda São João do Pontal, onde nasceram há nove meses, as crias chamaram a atenção porque ao longo dos 19 anos de atividade do local nunca se viu nada parecido. São duas fêmeas e um macho nascidos no criatório de gado de corte.

A pesquisadora de reprodução animal da Embrapa Gado de Corte, Alessandra Corallo Nicácio, explica que as chances de uma vaca parir gêmeos por meio de monta natural são de apenas 5%, enquanto no caso da inseminação artificial a probabilidade é ainda menor. “Gêmeos já são raros, então, trigêmeos são ainda mais. Outro fator é que esse tipo de nascimento é mais raro de ocorrer em gado de corte, que é o caso dos três”, explica.

A especialista também afirma que bezerros meio sangue (mistura de duas raças) tem tendência a mamar mais do que os puro sangue.

Nesse sentido, a pecuarista Andressa Albertoni Biata revela que a mãe dos bezerros recebeu ração suplementar para dar conta de amamentar os filhos. Em mais uma demonstração de raridade, ela conseguiu alimentar a todos sem ajuda de mamadeiras ou de vacas chamadas “madrinhas”, que amamentam os bezerros de outras. As crias são naturalmente menores do que os de parto único, mas vêm apresentando bom ganho de peso.

“Nossa principal preocupação era que, nesses casos, geralmente, a vaca não quer saber de todos, mas ela criou os três. E também queríamos ver se algum nasceria fraco, mas são todos saudáveis. Tomamos alguns cuidados, como separar no pasto, dar a suplementação para a mãe e deixar um piquete só para ela”, conta.

Um risco, ainda conforme a Embrapa, que pode ocorrer nos casos nascimentos de mais de uma fêmea da mesma gestação é elas apresentarem algum grau de infertilidade. Isso ainda não pode ser verificado nos bezerros de Mato Grosso do Sul em função de sua pouca idade.

 

Por: Por Thaisa Visentin | Globo Rural

Deixar um Comentário