POLICIAL SIDROLÂNDIA

Presa dirigindo embriagada em Sidrolândia é ré na Operação Tromper por abrir empresa ‘laranja’

Ex-servidora municipal foi detida e se negou a fazer o teste de bafômetro

Na quarta-feira (1º), Roberta de Souza foi detida por dirigir sob efeito de álcool em Sidrolândia.Ela é ré pela Operação Tromper, acusada de abrir uma empresa laranja que venceria licitações no município para desvio de dinheiro.

Roberta teria se envolvido em um acidente e depois a Polícia Militar flagrou a motorista dirigindo em zigue-zague. Com isso, foi constatada embriaguez e ela foi levada para a delegacia, onde o caso foi registrado.

Caso revelado em mensagem com amante

Troca de mensagens entre o empresário Ricardo José Rocamora, a ex-pregoeira de Sidrolândia, Ana Cláudia Alves Flores, e também com uma outra mulher apontada como ‘amante’ de Rocamora, evidenciaram como o esquema de fraudes em licitações funcionava.

Juntos, o empresário e a pregoeira teriam criado uma empresa para vencerem licitações. Conforme detalhado na denúncia do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) sobre o esquema de corrupção que seria comandado pelo vereador Claudinho Serra (PSDB), o pregão eletrônico 19/2023 teria sido um dos certames fraudados pelo grupo.

Ana Claudia (dir.)foi designada pela prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo (PP) (esq.) para chefiar as licitações do Consórcio Central MS

Ana Cláudia, Rocamora, junto com Roberta de Souza, teriam criado a empresa Do Carmo Comércio Varejista (CNPJ 44.770.503/0001-11).

Assim, Ana, Roberta e Ricardo teriam formalizado a empresa, criada no nome da mãe de Roberta. A empresa, inclusive, funcionava na casa dela.

Roberta é ex-funcionária da Prefeitura de Sidrolândia e foi chefe das funções da rodoviária da cidade. Essa empresa teria sido criada apenas para que o grupo pudesse vencer licitações.

Roberta e o ex-secretário de Educação e amigo de Claudinho Serra ,Rafael Soares Rodrigues que também é réu na Operação Tromper se divertem em festa (Foto:Reprodução)

O que fica demonstrado na troca de mensagens entre Ana Cláudia e Rocamora é que a ex-pregoeira, que também foi designada pela prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo (PP) para chefiar as licitações do Consórcio Central MS, repassava todas as informações para o empresário.

Com isso, os dois direcionavam as licitações para o grupo criminoso. Em março de 2023, a empresa foi cadastrada e Ana chega a solicitar R$ 1,5 mil de Rocamora para pagar um profissional de contabilidade para homologar a empresa.

Fraude na licitação


Então, em 4 de abril a empresa já regularizada iniciou o cadastro para ser usada em licitações. Ana Cláudia envia mensagens para Rocamora com as documentações da empresa. Aproximadamente uma semana depois, Ana avisa sobre uma licitação para compra de material didático para o município.

Ela ainda orienta ele a usar a Do Carmo para que o grupo consiga obter vantagem indevida sobre a licitação. “Ana Cláudia envia mensagens para Ricardo Rocamora informando a quantidade de propostas já cadastradas para licitação pública, sendo autorizado por Ricardo o início do certame e ao final acordado o método que seria utilizado no embate”, aponta o MPMS.

Ainda nesse mesmo dia, Rocamora envia um vídeo em tempo real para uma mulher que tem nos contatos do WhatsApp, apontada na denúncia como ‘amante’. Essa filmagem é da empresa Rocamora e mostra a reunião entre empresários, que estariam participando em conluio do pregão. Inclusive um funcionário da Livraria Paulo Freire.

Foto:PIC Processo de investigação Criminal/MPMS)

“Comemorando a execução do esquema criminoso, Ana Cláudia envia áudio para Ricardo Rocamora mencionando que ele (Ricardo), nas palavras da servidora, ‘nadou de braçada’ na licitação pública, conquistando grande parte dos itens licitados”.

Ao todo, 22 pessoas foram denunciadas e se tornaram rés, sem possibilidade de acordo de não persecução penal. Confira a lista:

  • Claudio Jordão de Almeida Serra Filho – vereador apontado como líder da organização criminosa
  • Carmo Name Junior – ex-assessor parlamentar de Claudinho Serra
  • Ueverton da Silva Macedo – empresário de Sidrolândia
  • Ricardo José Rocamora Alves – empresário de Sidrolândia
  • Thiago Rodrigues Alves – ex-servidor do Governo do Estado ligado à Agesul e empreiteiras
  • Milton Matheus Paiva Matos – advogado de Sidrolândia
  • Ana Cláudia Alves Flores – ex-pregoeira da Prefeitura de Sidrolândia
  • Marcus Vinícius Rossentini de Andrade Costa – ex-chefe de licitações da Prefeitura de Sidrolândia
  • Luiz Gustavo Justiniano Marcondes – empresário de Sidrolândia
  • Jacqueline Mendonça Leiria – empresária de Sidrolândia
  • Heberton Mendonça da Silva – empresário e ex-assessor parlamentar de Claudinho Serra
  • Roger William Thompson Teixeira de Andrade – empresário de Sidrolândia
  • Valdemir Santos Monção – assessor parlamentar na Alems
  • Cleiton Nonato Correia – empresário dono da GC Obras de Pavimentação
  • Edmilson Rosa – empresário dono da AR Pavimentação
  • Fernanda Regina Saltareli – empresária sócia da CGS Pavimentações e Terraplanagem
  • Maxilaine Dias de Oliveira – empresária da Master Blocos
  • Roberta de Souza – ex-servidora de Sidrolândia
  • Yuri Morais Caetano – ex-estagiário do MPMS em Sidrolândia
  • Rafael Soares Rodrigues – ex-secretário de Educação Sidrolândia
  • Paulo Vitor Famea – ex-secretário-adjunto da Assistência Social de Sidrolândia
  • Saulo Ferreira Jimenes – empresário de Sidrolândia

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar as noticias do FourNews

Por:Midiamax

Deixar um Comentário