Automóveis

Onix, Corolla, T-Cross: 8 carros que prometem balançar o mercado em 2019

Divulgação
Divulgação

Feliz 2019! Ele promete ser um dos mais importantes na história da indústria automotiva brasileira.

Muitas novidades de peso estão planejadas para o Brasil nos próximos 12 meses, muito graças à aprovação do programa Rota 2030, que prevê incentivos ao desenvolvimento de novos projetos.

Um resumo do que vem por aí: a nova geração do carro mais vendido do país; o primeiro veículo híbrido flex do mundo; o primeiro SUV nacional da Volkswagen; a primeira picape média de luxo.

Aí vão 8 modelos ou famílias de modelos que mais devem impactar o mercado em 2019. Confira:

 

 

HONDA HR-V TURBO

HR-V turbo deve trazer soluções visuais exclusivas (Christian Castanho/Quatro Rodas)
HR-V turbo deve trazer soluções visuais exclusivas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A Honda já lançou o facelift do HR-V no fim do ano passado, mas guardou a cereja do bolo para 2019, provavelmente para o segundo trimestre: a tão aguardada configuração Touring, dotada de motor 1.5 turbo flex de 153 cv (etanol) herdada do primo Civic. Será uma resposta à altura ao Volkswagen T-Cross, cuja motorização será 100% sobrealimentada.

                                           

CHEVROLET BOLT

Chevrolet Bolt
Chevrolet Bolt: monovolume elétrico já tem até preço confirmado (João Mantovani/Quatro Rodas)

 

É apenas um na trinca de modelos 100% elétricos que invadirão o país em 2019, ao lado de Nissan Leaf e Renault Zoe. Por que aqui, o Chevrolet Bolt para estar nesta lista? Porque a GM certamente terá mais força de marketing e de rede para disseminar o seu elétrico, ainda no primeiro semestre. O preço já está até definido: R$ 175.000.

 

Novos Chevrolet Onix e Prisma

imagens da nova geração do Chevrolet Prisma já vazaram na China (Reprodução/Internet)

A segunda geração do best seller Chevrolet Onix será apresentada em julho de 2019. Mais comprida e larga, será oferecida como um hatch compacto premium, para brigar com Volkswagen Polo, Fiat Argo, Toyota Yaris e afins. Terá motorização 1.0 e 1.2 três cilindros, aspirada ou turbo flex.

Já o sedã Prisma, cujo visual já vazou na China – e deve ser adotado também pelo Onix, pelo menos no balanço dianteiro -, ganha as ruas em setembro, tendo 2,60 metros de entre-eixos. Com isso, deve matar o atual Cobalt. Ambos conviverão com os atuais Onix e Prisma, que serão comercializados como modelos de entrada da GM na já conhecida versão Joy.

 

Novo Hyundai HB20

Conceito Saga EV antecipa visual do novo HB20 (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

Inspirada no conceito Saga EV, exibido no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, uma profunda reestilização do Hyundai HB20 está sendo preparada para o segundo trimestre de 2019. A fabricante coreana manterá a atual plataforma do compacto, porém, com boa dose de modificações estéticas e mecânicas. 

 

Volkswagen T-Cross

O Volkswagen T-Cross tem tudo para promover grandes mudanças na ordem de forças do segmento de SUVs compactos. Produção começa em São José dos Pinhais (PR) já neste mês, embora a chegada oficial às concessionárias ocorra em abril. 

 

Toyota Corolla/Prius híbrido flex

Nova geração do Corolla tem tudo para ser vendida no Brasil em 2019 (Divulgação/Toyota)

A Toyota já confirmou: lançará o primeiro veículo híbrido flex do mundo no último trimestre do ano que vem. Qual é ele? Isso ainda não foi divulgado, mas os candidatos óbvios são a próxima geração do Corolla ou o Prius com visual reestilizado. A fábrica de Indaiatuba (SP) já vem sendo preparada para produzir modelos sobre a matriz modular TNGA usada por ambos. 

 

Mercedes-Benz Classe X

Nos dois eixos, pneus têm medidas 255/60 R17
Classe X quer roubar clientes das versões de topo de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e concorrência (Divulgação/Mercedes-Benz)

Primeira picape de luxo da história da fabricante alemã já foi revelada mundialmente e está sendo comercializada em outros mercados. Por aqui, o projeto atrasou devido a ajustes na fábrica da Nissan em Córdoba, Argentina, onde a Clasee X será produzida para abastecer o mercado sul-americano. Seu lançamento ficará para o último trimestre, em versões com motor quatro cilindros ou V6 turbodiesel. 

 

Volkswagen Polo e Virtus GTS

Polo GTS, mas pode chamar de GTI com motor 1.4 TSI (Christian Castanho/Quatro Rodas)

A versão esportiva de hatch e sedã, que evoca a sigla do lendário Gol GTS, vem sendo preparada para o lançamento no Brasil em algum momento de 2019, possivelmente em meados do ano (depois do T-Cross). Trará motor 1.4 turbo flex de 150 cv do Golf, câmbio automático de seis marchas e visual inspirado no Polo GTI europeu. 

 

 
Por : Leonardo Felix|Quatro Rodas

Deixar um Comentário