SIDROLÂNDIA

Tempo seco: queimar lixo no quintal de casa pode prejudicar saúde do seu vizinho

Problemas respiratórios são potencializados no tempo seco e fumaça de incêndio deve ser evitada 

(Foto: José Leomar/Divulgação)

O tempo seco traz inúmeros problemas de saúde, principalmente no sistema respiratório e respirar a fumaça de queimadas pode potencializar esses problemas. Por isso, queimar o lixo no quintal de casa pode prejudicar não só a sua saúde e da sua família, como também a dos seus vizinhos.

Segundo um morador do centro que não quis se identificar,de 29 anos, seu filho de onze meses está com problemas respiratórios por conta do tempo seco e o problema tem sido potencializado por conta de um morador próximo que tem costuma de queimar o lixo de casa.

Conforme dados do Corpo de Bombeiros, Em junho, o número de ocorrências de incêndios registradas em Mato Grosso do Sul aumentou 340%, se comparadas com o mesmo período do ano passado.

A queimada libera partículas que ficam suspensas no ar, como aerossóis. Os efeitos destas partículas são imediatos, com sintomas como a irritação do aparelho respiratório, ardência no olho, nariz, tosse e produção de muco.

Quem tem predisposição à doença respiratória acaba entrando em crise, como [quem tem] bronquite e rinite. Acaba desencadeando crises destas doenças. Lembrando que no período mais seco, a partícula fica mais tempo suspensa. Quando tem chuva, a água lava o ar, as partículas vão para o chão. No tempo seco, ela fica mais tempo em suspensão”.

Durante o tempo seco a população deve ficar longe do local do incêndio, lavar o nariz, tomar água, evitar atividade física em locais quentes quando a umidade relativa do ar estiver baixa e usar umidificador em casa.

Deixar um Comentário